quarta-feira, 27 de maio de 2009

Qual o papel da escola na luta contra a obesidade?


Bom primeiramente me desculpe por não ter postado antes, mas minha vida esta um pouco corrida. Agora uma pergunta vocês realizaram o teste do ministério da saúde que postei no link do meu ultimo texto? Espero que sim e tenho certeza que devem estar tentando se adequar ou manter o estilo de vida o mais saudável possível.

Meu colega Mario postou muita coisa relacionada à obesidade infantil, que realmente é uma questão seria a ser solucionada. Para demonstrar esse quadro cito os dados de um estudo português que provavelmente se aplica a realidade de nossas crianças de classe media e alta no Brasil.

De acordo com essa pesquisa 31% das crianças portuguesas em idade entre 7 a 9 anos apresentam excesso de peso ou obesidade. Sendo fruto de hábitos alimentares errados e sedentarismo. “A alimentação mediterrânea tradicional está a ser substituída por alimentos pré-confeccionados, de consumo rápido e com elevado teor calórico, ricos em ácidos gordos saturados e pobres em hidratos de carbono complexos 2,3. São alimentos largamente disponíveis, que aliam o gosto a uma imagem tentadora, freqüentemente publicitada nos meios de comunicação social.”

A situação descrita em Portugal certamente é análoga a nossa, havendo a substituição da alimentação tradicional por uma alimentação cada vez mais manufaturada e de baixo valor nutritivo e alto valor calórico. Quando associasse a essa realidade o sedentarismo, resulta nesse alarmante quadro de obesidade infantil.

Nesse sentido a escola deve ter um papel fundamental na luta contra essa epidemia. Buscando incluir na grade curricular temas relacionados à obesidade, à alimentação saudável e às praticas esportivas, garantindo assim a mudança de habito das jovens em idade escolar. Entretanto vale ressaltar que pouco adianta que as crianças adquiram esse conhecimento os pais se mobilizem para efetivar tal alimentação e haja espaços para a praticas de atividades físicas.

É certamente difícil vencer a batalha contra os meios de comunicação que incentivam as praticas pouco saudáveis que vem levando a esse assustador aumento da obesidade infantil. Mas estou convicto que os jovens de hoje, se devidamente bem informados estarão aptos a vencer o flagelo da obesidade.

Portanto esse recado é para os pais busquem descobrir e cobrar atitudes das escolas no sentido de combater a obesidade e garanta um ambiente aonde os conhecimentos adquiridos pelos jovens seja posto em pratica.

Bibliografia

EXCESSO DE PESO E OBESIDADE - Prevenção na Escola - Raquel COELHO, Sofia SOUSA, Maria José LARANJO, Ana Cristina MONTEIRO, Graciete BRAGANÇA, Helena CARREIRO

Um comentário:

  1. Oi pessoal,
    Voces viram que comentei sobre o blogs de voces no meu blog, o Ciência Brasil ?

    abraços
    Marcelo Hermes

    ResponderExcluir