segunda-feira, 18 de maio de 2009

Obesidade infantil



A obesidade não é algo raro de se ver nos dias de hoje. É um problema que afeta a milhões de pessoas no mundo inteiro. A surpresa vem sendo o aumento da obesidade nas crianças.É considerada obesidade infantil naquelas crianças que possuem um IMC superior a 22,8 (nove anos de idade). Associado a obesidade, existe uma serie de complicações que afetam a saúde da criança, são elas a hipertensão, dislipidemia e a intolerância a glicose, que pode causar diabetes melitus tipo 2. Esses quadros até pouco tempo atrás eram característicos de adultos, porém vem sendo diagnosticado cada vez mais em pacientes jovens. Outra consequencia para a criança é o fator psicológico, problemas com a autoestima, baixo desempenho no colégio. Ainda causa problemas no sono, e alterações nas articulações.

Em algumas cidades brasileiras o índice de crianças obesas chega a 30%. Fatores como o tempo gasto em frente da televisão, a ingestão de alimentos com alto teor calórico (que não necessariamente são ingeridos em grande quantidade), atividades fisicas reduzidas ou nulas várias vezes trocada pelos videogames e a internet, colaboram com esse índice percentual tão alto.

O obeso encontra dificuldade para emagrecer. Um problema grave é o aumento das porções de comida. Muitas vezes uma ação de marketing das indústrias alimentícias. No Estados Unidos o aumento da porção chega a 700% do valor recomendado. O mais grave é que a maioria desses produtos são dirigidos ao público infantil. Alguns exemplos como os hamburgues duplos e as promoções de super batatas fritas que vem com um brinquedo.

Alguns especialistas afirmam que o leite materno é um importante aliado na prevenção da obesidade infantil. Esse aspecto pode ser levado em conta já que a obesidade pode ser causada por problemas fisiológicos, do metabolismo, que seriam previnidos com os componentes do leite materno. Porém a melhor prevenção sempre será uma dieta equilibrada acompanhada de exercícios físicos. Seria interessante resaltar que políticas educativas aplicadas no nível primário de saúde e na educação das escolas ajudam a população a se conscientizar de que as crianças devem comer bem para no futuro terem uma saúde adequada.

A empresa McDonalds disponibiliza em seu site um quadro com perguntas frequentes e indicações para a nutrição da criança. É um começo!
http://www.mcdonalds.com.br/comendoeaprendendo/default.asp


Bibliografia recomendada:
- ELZA D. DE MELO; VIVIAN C. LUFT; FLAVIA MEYER obesidade infantil: como podemos ser eficazes?
-CECÍLIA L. DE OLIVEIRA; MAURO FISBERG Obesidade na infancia e adolescencia- uma verdadeira epidemia.
-ANA MARIA A. DE OLIVEIRA; ENEIDA M. M. CERQUEIRA E COL. Sobrepeso e obesidade infantil: influencia de fatores biologicos e ambientais em Feira de Santana BA.
-http://www.abeso.org.br/
-http://www.obesidadeinfantil.org/

2 comentários:

  1. Obrigado por ter feito referência ao nosso site.

    Cumprimentos


    http://www.obesidadeinfantil.org/

    ResponderExcluir
  2. Por favor pondere em adicionar um link no seu blog onde e como considerar mais útil para os seus leitores, ou utilize o seguinte código:

    Obesidade Infantil

    Julgo que o nosso site complementa bastante bem o conteúdo do seu blog. Caso necessite de mais alguma

    informação, por favor não hesite em contactar-nos!

    webmasterweb2.0@gmail.com

    ResponderExcluir