sábado, 30 de maio de 2009

Obesidade e anormalidades cardiovasculares 2


Em muitos de nossos comentários sobre a obesidade afirmamos que um dos graves problemas que acompanham essa doença são as cardiopatias. Os cientistas parecem ter encontrado um elo que explicaria porque muitos obesos desenvolvem doenças cardiovasculares.

Para entender essa relação, devemos mencionar que o tecido adiposo, composto pelas células adiposas, tem uma característica especial, é um tecido que produz muitas substâncias reguladoras. Uma dessas substâncias é o angiotensinogênio que é modificado para formar angiotensina II. Esse peptídeo participa no sistema renina angiotensia (SRA) que controla a quantidade de sódio dentro do sistema circulatório e por tanto a pressão.

No estudo concluiu-se que havia uma relação entre o angiotensinogênio, a massa corporal e a pressão arterial. Concluiu-se também que o tecido adiposo visceral que predomina perto dos órgãos tem uma produção maior dos componentes do SRA, lenvando a afirmação de que a gordura armazenada no abdome constitui um fator de risco para a hipertensão.

Além da angiotensina II, outras adipocinas (substâncias produzidas pelos adipócitos) como o TNFα e a resistina também afetam a pressão do indivíduo.


Bibliografia:
Barroso e col; Tecido adiposo e hipertensão Arq Bras Cardiol, 2002; 78: 618-30

Nenhum comentário:

Postar um comentário